![]() |
||
Humanismo:Os Humanistas são todos aqueles que, nos séculos XV/XVI, estudavam:•As Línguas Clássicas (grego e romano);•Textos e autores Clássicos;•Criticaram a sociedade do seu tempo;•Demonstraram interesse pela valorização do Homem.Os Humanistas:•Consultavam bibliotecas; os manuscritos de autores antigos. Tudo lhes interessava – obras de poetas; filósofos; textos técnicos e científicos.Estudavam o grego; latim e hebraico (língua em que estava escrito parte da Bíblia).Os Humanistas consideravam as obras clássicas como modelos a seguir, quer nos temas como também nos géneros literários. Fizeram, no entanto, uma imitação criativa e inovadora.
Outra característica inovadora era o individualismo: •Orgulho pelas suas capacidades racionais, do seu esforço e
•Criticaram os abusos e excessos do clero, embora nunca colocassem em causa a fé na religião católica.
Criticaram o luxo e a ociosidade da nobreza e mesmo de reis. Em Portugal, o rei D. João III demonstrou ter muito interesse pela cultura humanista.
Assim, enviou estudantes portugueses para:
•O colégio de Stª. Bárbara, em Paris, dirigido pelo português Diogo Gouveia
•Outros para Lovaina, Bélgica
•E Bordéus (França)
A acção destes humanistas, depois de concluírem os seus estudos no estrangeiro e regressarem a Portugal, trouxe muitas mudanças ao país, em especial na renovação do ensino.
![]()
Alargamento da Compreensão da Natureza. O Homem do Renascimento, curioso, crítico e racionalista revelou muito interesse pelo conhecimento da Natureza. •Analisou animais e plantas provenientes dos novos mundos descobertos pelos portugueses e espanhóis;
•Observou astros e estudou anatomia humana.
Para melhor compreensão da Natureza contribuíram os navegadores dos sec.’s XV/XVI que registavam tudo o que observavam nas suas viagens.
A observação e a experiência são valorizadas, assim como a capacidade racional do Homem entender e estabelecer relações entre as coisas, como forma de conhecer a realidade. Assim, o Homem do renascimento promoveu o desenvolvimento de vários domínios do saber, como: •Astronomia;
•Medicina;
. Matemática
•Geografia e Botânica.
|
![]() |