Humanismo:


Os Humanistas são todos aqueles que, nos séculos XV/XVI, estudavam:
•As Línguas Clássicas (grego e romano);
•Textos e autores Clássicos;
•Criticaram a sociedade do seu tempo;   
•Demonstraram interesse pela valorização do Homem.
Os Humanistas:
Consultavam bibliotecas; os manuscritos de autores antigos. Tudo lhes interessava – obras de poetas; filósofos; textos técnicos e científicos.
Estudavam o grego; latim e hebraico (língua em que estava escrito parte da Bíblia).  



Os Humanistas consideravam as obras clássicas como modelos a seguir, quer nos temas como também nos géneros literários. Fizeram, no entanto, uma imitação criativa e inovadora.

Outra característica inovadora era o individualismo:

•Consciência da diferença entre indivíduos;

•Orgulho pelas suas capacidades racionais, do seu esforço e
sucesso.


Os Humanistas eram, na sua maioria professores universitários e clérigos, muito curiosos, que formavam como uma comunidade das artes e trocavam ideias e obras entre si.

Criticaram os abusos e excessos do clero, embora nunca colocassem em causa a fé na religião católica.

 

 

 

Criticaram o luxo e a ociosidade da nobreza e mesmo de reis.



Em Portugal, o rei D. João III demonstrou ter muito interesse pela cultura humanista.

Assim, enviou estudantes portugueses para:

O colégio de Stª. Bárbara, em Paris, dirigido pelo português Diogo Gouveia
Outros para Lovaina, Bélgica
E Bordéus (França)

A acção destes humanistas, depois de concluírem os seus estudos no estrangeiro e regressarem a Portugal, trouxe muitas mudanças ao país, em especial na renovação do ensino.

 


   

 

 

Alargamento da Compreensão da Natureza.

O Homem do Renascimento, curioso, crítico e racionalista revelou muito interesse pelo conhecimento da Natureza.

Analisou animais e plantas provenientes dos novos mundos descobertos pelos portugueses e espanhóis;
Observou astros e estudou anatomia humana.

Para melhor compreensão da Natureza contribuíram os navegadores dos sec.’s XV/XVI que registavam tudo o que observavam nas suas viagens.

A observação e a experiência são valorizadas, assim como a capacidade racional do Homem entender e estabelecer relações entre as coisas, como forma de conhecer a realidade.

Assim, o Homem do renascimento promoveu o desenvolvimento de vários domínios do saber, como:

Astronomia;
Medicina;                                              
. Matemática                                                
 
 
Geografia e Botânica.


 


 



Today, there have been 1 visitors (7 hits) on this page!
This website was created for free with Own-Free-Website.com. Would you also like to have your own website?
Sign up for free